Os gases estão tão presentes em nosso dia a dia e muitas vezes não nos damos conta de sua importância e nem da totalidade de suas aplicações.
Começamos pela nossa atmosfera: ela é essencial para a manutenção da vida e dos processos físicos e biológicos que acontecem no planeta.
A atmosfera terrestre é composta basicamente de uma mistura de gases, sendo 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio.
O gás oxigênio fornece vida aos seres humanos e animais, o gás carbônico auxilia na fotossíntese das plantas e o gás nitrogênio é um elemento químico de grande importância para a vida, utilizado na produção de aminoácidos, ácidos nucleicos e proteínas.
Além das funções essenciais, utilizamos gases a todo momento em nossa rotina. Existem outras aplicações que você nem imagina, quer ver?
No setor industrial, por exemplo, os gases são utilizados na solda, em na produção de lâmpadas e vidros de paredes duplas. Já na produção de alimentos, os gases podem ser utilizados na conservação de alimentos e vinho, em refrigerantes e muito mais!
Na medicina, temos os gases que são essenciais para tratamentos médicos. Podemos citar o oxigênio, nitrogênio, ar comprimido, dióxido de carbono e até óxido nitroso, como parte do processo de anestesia.
Outro exemplo é o gás hélio, utilizado em soldas, mas também como propulsor de lançamentos de naves e faz com que balões de festas flutuem, já que sua composição natural é mais leve que o ar. Também é utilizado para resfriamento de eletrônicos, fibra óptica e, no mergulho, pode substituir o nitrogênio, pois não é tóxico e pode facilmente ser comprimido.
Não é incrível como os gases possuem tantas utilidades?
Outra curiosidade é que alguns gases não são renováveis, ou seja, podem literalmente esgotar, como o hélio, por exemplo.
Já imaginou um mundo sem gases? Impossível.
Mas afinal, de onde vem esses gases?
Existem, basicamente, os gases do ar que são encontrados no ar atmosférico e os gases obtidos a partir das reações químicas, como o acetileno por exemplo, que é produzido à partir da reação química da pedra de carbureto de cálcio com a água, e o dióxido de carbono, que é produzido a partir de processos da indústria petroquímica.
Lembrando que a maioria dos gases que encontramos no ambiente são misturados – nem o ar que a gente respira é puro 100% – só que hoje, com toda a tecnologia disponível, conseguimos isolar seus componentes criando gases puros ou misturas específicas para cada função, seja nas indústrias, hospitais, festas…