Como gases são usados na conservação de alimentos e bebidas?

Como gases são usados na conservação de alimentos e bebidas?

Quem nunca se perguntou como é possível manter aquele suco de laranja fresco por tanto tempo ou como os alimentos enlatados não estragam? A resposta para essas perguntas frequentemente envolve o uso de gases para a conservação de produtos alimentícios. Continue a leitura e veja como os gases desempenham um papel crucial na conservação de alimentos e bebidas!

No setor de alimentos, o principal objetivo do uso dessas soluções é evitar os efeitos do contato direto do ar. Eles podem ajudar a retardar a deterioração dos produtos de algumas maneiras:

Atmosfera modificada: a técnica envolve a substituição do ar dentro da embalagem por uma mistura de gases específica, ajudando a reduzir a quantidade de oxigênio, o que retarda o processo de oxidação. Por exemplo, frutas embaladas com uma atmosfera rica em nitrogênio duram mais tempo e mantêm sua frescura.

Criogenia: a criogenia é amplamente utilizada no setor alimentício. O nitrogênio líquido, em baixíssima temperatura, é o responsável pelo processo de congelamento.

Redução de umidade: gases inertes, como o nitrogênio, são usados para controlar a umidade dentro de embalagens de alimentos e bebidas, impedindo a formação de um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos nocivos.

Algumas aplicações de gases no setor alimentício

Dióxido de Carbono (CO2): frequentemente utilizado em bebidas carbonatadas, como refrigerantes e água com gás. A pressão do CO2 na embalagem ajuda a manter as bolhas e preserva a frescura do líquido. Além disso, o CO2 também atua para prolongar a vida útil de carnes, como salsichas e carne bovina.

Nitrogênio (N2): é um gás inerte usado em diversos alimentos, como café e batatas fritas. Ele é introduzido nas embalagens para evitar a oxidação e manter a qualidade do produto.

Argônio (Ar): o gás é amplamente empregado na conservação de vinhos, enchendo o espaço vazio nas garrafas após o envasamento, evitando sua oxidação.

Oxigênio (O2): embora a maioria dos gases seja usada para evitar o contato do O2 com os alimentos, em alguns casos, o oxigênio é usado para a maturação controlada de produtos, como o queijo, onde a exposição controlada ao O2 afeta o sabor e a textura durante a maturação.

Misturas gasosas formadas por nitrogênio e gás carbônico (ou ainda nitrogênio, gás carbônico e oxigênio), em geral, são as mais utilizadas para conservação no setor alimentício. Refrigerantes e chopps costumam ser conservados com CO2, enquanto os alguns chopps podem garantir a manutenção do sabor e cremosidade da bebida por mais tempo a partir de misturas de CO2 + N2.

Você já conhecia esses usos dos gases na conservação de alimentos e bebidas? A Citygás é especialista no fornecimento de gases e misturas gasosas para o setor alimentício, proporcionando produtos de qualidade para o seu negócio e, consequentemente, ao seu cliente final. Faça um orçamento clicando aqui!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Veja Mais

Gás argônio: Conheça cinco aplicações.

O gás argônio é um elemento químico de grande relevância em diversas aplicações industriais e tecnológicas. Vamos explorar o que é o gás argônio, suas características e te mostrar cinco aplicações cruciais desse gás nobre.

Conversar
💬 Posso ajudar?
Olá 👋
Podemos te ajudar?